Bem, acho que sou totalmente do contra em relação à Saga Twilight: eu adoro a narrativa da Bella - ela é bastante detalhista, e eu gosto disso porque não sou - e gostaria de prestar tanta atenção às coisas quanto ela; meu livro preferido é Lua Nova - quando li a primeira vez me identifiquei MUITO com a Bella, e isso me fez "criar um vínculo" com o livro (louca, vá criar vínculos com pessoas!) e também porque o Jacob aparece mais nesse livro (L); e eu não sou nem TeamEdward nem TeamJacob. Na verdade eu adoro os dois, os sentimentos deles por Bella são fascinantes e perfeitos e tudooqueeumaisquerianessemundo. Sinceramente, não acho que Robert Pattinson chegue aos pés do Edward que a Meyer criou, mas o Taylor Lautner ultrapassa isso *_*. O Jacob da minha imaginação é perfeito, e mesmo assim não chega aos pés do Taylor.
Enfim, falando do livro. Nessa releitura que fiz relembrei partes perfeitas, notei detalhes que não havia prestado atenção, e acho que fui mais crítica; principalmente porque tentei me focar no que tinha lido em outras resenhas e que as pessoas apontaram como pontos negativos. E pra falar a verdade, não achei os tais pontos negativos. Nesse livro, Bella está com Edward novamente, mas se apegou demais a Jacob no tempo em que Edward não estava. E tudo gira à iminente transformação de Bella em vampira. E também numa possível ameaça que anda causando pânico em Seattle. Eu me surpreendi com o quão humana Bella me pareceu durante esse livro. Me emocionei no fim do livro (besta) e a partir do momento em que Bree aparece, li os dois livros de uma vez só IUSHUIASHAUI, pra ver o que Bella e Bree pensaram do mesmo momento. Adorei muito essa oportunidade que a Meyer nos deu, com esse lançamento do livro da Bree. Acho que muitos veem esse livro como o "ápice" da competição de Edward e Jacob, mas como Bella mesmo diz logo no começo do livro, e isso se torna mais patente e mais claro pros leitores e pra Bella, "nunca houve competição". São muito interessantes também as lendas quileutes que são contadas nesse livro, que aparecem um pouco no primeiro filme e são contadas um pouco melhor nesse filme.
Já que eu assisti o filme ontem/hoje (sessão de meia noite), vou comparar com o filme também: achei mediano. Eu tentei ver como uma pessoa que não tivesse lido o livro, e achei que não rolou. Eu achei legal a tentativa deles de colocarem todas as partes do livro - afinal, todas são importantes - mas isso foi totalmente fail, porque picotaram o filme todo. Pra mim faltaram algumas partes pra fazer o elo entre todas as histórias - desde o exército de recém-criados, passando pelas lendas quileutes e a adição dos novos lobos no clã, até a formatura de Bella e as visões de Alice. Eu quero ver de novo pra olhar agora não como adaptação de livro, mas como filme mesmo; talvez quem esteja acompanhando só os filmes não vá sentir tanta falta dos elos como eu senti. Gostei bastante da aparição da Bree no filme (veja a minha resenha de A Breve Segunda Vida de Bree Tanner!), apesar de não terem mostrado o Diego, nem de longe (mas ok, o filme é baseado em Eclipse, não em Bree Tanner =P). Essa, acho que é meio lógico, foi a melhor atuação de Bella que Kristen Stewart fez, apesar de eu não achar que ela combine no papel, e nem que faça bem. (Eu a vi em "Into the Wild" e me surpreendi, pensava que ela sempre ruim mesmo xP). Mas ela tá melhorando e espero sinceramente que ela faça BEM melhor em Amanhecer, porque de todos é o que é (ainda) mais focado em Bella.
Ufa, post imenso! Espero que gostem! Acho que divaguei demais, mas enfim...!
SORTEIO DO PÔSTER PROMOCIONAL DO FILME (com o rosto da Bella dos dois lados e em cada olho o Edward e o Jacob) DEIXE SEU NOME COMPLETO E SEU E-MAIL NOS COMENTÁRIOS PARA PARTICIPAR! SORTEIO E RESULTADO SEXTA-FEIRA!!