quarta-feira, 30 de junho de 2010

Resenha: Eclipse

Eclipse, da Stephenie Meyer.Eu já tinha lido o livro - e toda a saga - antes dos filmes serem lançados, mas com o exemplar que a Intrínseca me mandou de Eclipse com a capa do filme (e também com Bree Tanner), decidi reler (e fiquei morrendo de vontade de ter a coleção inteira!).

Bem, acho que sou totalmente do contra em relação à Saga Twilight: eu adoro a narrativa da Bella - ela é bastante detalhista, e eu gosto disso porque não sou - e gostaria de prestar tanta atenção às coisas quanto ela; meu livro preferido é Lua Nova - quando li a primeira vez me identifiquei MUITO com a Bella, e isso me fez "criar um vínculo" com o livro (louca, vá criar vínculos com pessoas!) e também porque o Jacob aparece mais nesse livro (L); e eu não sou nem TeamEdward nem TeamJacob. Na verdade eu adoro os dois, os sentimentos deles por Bella são fascinantes e perfeitos e tudooqueeumaisquerianessemundo. Sinceramente, não acho que Robert Pattinson chegue aos pés do Edward que a Meyer criou, mas o Taylor Lautner ultrapassa isso *_*. O Jacob da minha imaginação é perfeito, e mesmo assim não chega aos pés do Taylor.

Enfim, falando do livro. Nessa releitura que fiz relembrei partes perfeitas, notei detalhes que não havia prestado atenção, e acho que fui mais crítica; principalmente porque tentei me focar no que tinha lido em outras resenhas e que as pessoas apontaram como pontos negativos. E pra falar a verdade, não achei os tais pontos negativos. Nesse livro, Bella está com Edward novamente, mas se apegou demais a Jacob no tempo em que Edward não estava. E tudo gira à iminente transformação de Bella em vampira. E também numa possível ameaça que anda causando pânico em Seattle. Eu me surpreendi com o quão humana Bella me pareceu durante esse livro. Me emocionei no fim do livro (besta) e a partir do momento em que Bree aparece, li os dois livros de uma vez só IUSHUIASHAUI, pra ver o que Bella e Bree pensaram do mesmo momento. Adorei muito essa oportunidade que a Meyer nos deu, com esse lançamento do livro da Bree. Acho que muitos veem esse livro como o "ápice" da competição de Edward e Jacob, mas como Bella mesmo diz logo no começo do livro, e isso se torna mais patente e mais claro pros leitores e pra Bella, "nunca houve competição". São muito interessantes também as lendas quileutes que são contadas nesse livro, que aparecem um pouco no primeiro filme e são contadas um pouco melhor nesse filme.

Já que eu assisti o filme ontem/hoje (sessão de meia noite), vou comparar com o filme também: achei mediano. Eu tentei ver como uma pessoa que não tivesse lido o livro, e achei que não rolou. Eu achei legal a tentativa deles de colocarem todas as partes do livro - afinal, todas são importantes - mas isso foi totalmente fail, porque picotaram o filme todo. Pra mim faltaram algumas partes pra fazer o elo entre todas as histórias - desde o exército de recém-criados, passando pelas lendas quileutes e a adição dos novos lobos no clã, até a formatura de Bella e as visões de Alice. Eu quero ver de novo pra olhar agora não como adaptação de livro, mas como filme mesmo; talvez quem esteja acompanhando só os filmes não vá sentir tanta falta dos elos como eu senti. Gostei bastante da aparição da Bree no filme (veja a minha resenha de A Breve Segunda Vida de Bree Tanner!), apesar de não terem mostrado o Diego, nem de longe (mas ok, o filme é baseado em Eclipse, não em Bree Tanner =P). Essa, acho que é meio lógico, foi a melhor atuação de Bella que Kristen Stewart fez, apesar de eu não achar que ela combine no papel, e nem que faça bem. (Eu a vi em "Into the Wild" e me surpreendi, pensava que ela sempre ruim mesmo xP). Mas ela tá melhorando e espero sinceramente que ela faça BEM melhor em Amanhecer, porque de todos é o que é (ainda) mais focado em Bella.

Ufa, post imenso! Espero que gostem! Acho que divaguei demais, mas enfim...!


SORTEIO DO PÔSTER PROMOCIONAL DO FILME (com o rosto da Bella dos dois lados e em cada olho o Edward e o Jacob) DEIXE SEU NOME COMPLETO E SEU E-MAIL NOS COMENTÁRIOS PARA PARTICIPAR! SORTEIO E RESULTADO SEXTA-FEIRA!!

12 comentários:

Unknown disse...

Ah eu não sei se concordo com você ou não - tô confusa - mas lendo do ponto de vista do livro, é fácil ver que nunca houve competição entre o amor de Bella por Edward ou Jacob, mas a impressão que tenho é que no filme deram muito mais atenção ao amor de Bella por Jacob do que o que realmente deveria ser. Focaram muito no amor 'forçado' de Jacob por ela e o Edward acabou ficando com um papel de côrno manso, como muitos disseram no cinema. O amor tão lindo entre os dois só ficou evidente no início e no fim do filme, quando de fato estão juntos e rola o pedido de casamento. Fora isso, o filme quase inteiro faz parecer que a Bella irá se derreter por Jacob a cada vez que se encontram - e que ela abraça aquele corpitcho sarado - na visão de quem não leu o livro.
O livro meu deu certo ódio, confesso, pois sou Team Edward de coração, mas gostei muito mais dele do que New Moon que me fez chorar rios de lágrimas quando o Edward foi embora. =P

Bjussss
http://viciadospelaleitura.blogspot.com/

Unknown disse...

Opa, esqueci do e-mail pra concorrer ao pôster! hehe

Nome: Michelle Santana da Rocha
E-mail: minsantana@gmail.com

Bjussss
http://viciadospelaleitura.blogspot.com/

João Allex Soares Mendes disse...

JOÃO ALLEX SOARES MENDES - allex.europa@live.com

Bruna Fonseca disse...

Nem vi o filme ainda, nem tô empolgada pra ver, mas anyway. Eu acho que Eclipse é o melhor livro da saga, os personagens se desenvolvem mais e eu também gosto da narrativa da Bella, mesmo ela sendo uma total retardada as vezes.

Bruna da Fonseca Pugas - brufonnseca@gmail.com

Lais disse...

dps de lua nova me prometi nunca mais ver filmes da saga crepusculo. mt ruim! (minha opiniao)

FSAB - Felipe Saraiva disse...

NOME: Felipe Saraiva de Azevedo Barboza
E-MAIL: felipe.saraiva.barbosa@hotmail.com

O livro é o melhor da série (apesar da parte que deveria ser a mais emocionante, foi a mais DECEPCIONANTE [a morte da Victoria])

A guerra foi um totalmente fracasso!

Mas, to loko pra ver o filme! Aquele trailer, nossa! Simplesmente #fods!

nasuaestantee disse...

não li eclipse, vou ver o filme logo q der e te digo o que eu achei, se eu entendi rs OISGAHIOGSA

Camila Jacques
milinha_324@yahoo.com.br

Fernanda disse...

Assisti o filme HOJE' e é perfeeeito, o melhor filme até agora.. *---*

Fernanda Giannella
fe_giannella@globo.com

Júlia Menezes disse...

Eu tenho que ganhar,Mari!!!
Júlia Tainá Marinho de Salles Menezes
juliam.star@gmail.com

Ana Elisa disse...

Eu queroooo!!
Ana Elisa Heinrich Klas
aeklas@hotmail.com

D e s s a disse...

Acho essa capa linda. *O*

Andressa Ledesma
dessa_mms_@hotmail.com

Juuh* disse...

Nome:Juliana Orlando
E-mail:juliana_orlando@hotmail.com

Postar um comentário

Obrigada por participar do blog!

 
BlogBlogs.Com.Br