sexta-feira, 28 de maio de 2010

Resenha: Fazendo meu Filme


Fazendo meu Filme 1, da Paula Pimenta. Meu primeiro livro de autor nacional contemporâneo (do Desafio Nacional, participem também!). Devo dizer que eu tinha um preconceito horrível com literatura brasileira tipo YA books, chick-lit e fantástica. Não lia porque achava que não iria gostar, que autores brasileiros não "serviam" pra escrever esse tipo de história. Se você pensa assim, leia esse livro e deixe todos esses preconceitos caírem por terra.
Nesse livro a gente conhece Fani, uma adolescente de 16 anos, que mora em Belo Horizonte e tem todas aquelas manias e preocupações de todo adolescente: toda aquela tensão com o vestibular, com os amores platônicos e aquela menina odiosa que sempre tem (haha). Fani adora filmes, não gosta muito de baladas e quer fazer Cinema, mas a mãe quer que ela faça Direito no vestibular. Num belo dia da vida normal de Fani (que traz a paixãozinha pelo professor de Biologia e amigas que só querem saber de sair todos os dias), a mãe anuncia que apareceu uma oportunidade de um intercâmbio...! Fani nunca tinha pensado nisso, será que vai ser bom mesmo? Deixar toda uma vida, todos os amigos, a família, tudo o que ela realmente conhecia? É com essas dúvidas e outras tantas que vão aparecendo que Fani viaja pra Inglaterra, pra ficar lá por um ano! Será que ela vai conseguir, um ano longe de tudo o que ela mais ama?

Como eu estava dizendo no início, leia esse livro e perceba como tem autores nacionais escrevendo livros fantásticos! *-* Eu li esse livro em um dia. Não consegui me desgrudar. Nessa minha resenha eu não contei nem um terço do que acontece no livro, porque resenha não deve ter spoiler... Mas o livro É perfeito! Primeiro que a gente acompanha Fani na viagem dela à Inglaterra, no vício dela por filmes e nos sentimentos dela. Primeiro, se você já pensou em fazer intercâmbio (ou morre de vontade, como eu), esse livro é mais uma coisa pra você perceber que TEM que fazer intercâmbio em algum momento da sua vida! Lógico, Fani passa um ano na Inglaterra, e não dá pra contar um ano de aventuras com os mínimos detalhes, mas o que é contado dá um gostinho de quero mais que só indo lá viver as mesmas coisas *-*! Segundo, a paixão de Fani por filmes é algo que nos acompanha em todo o livro; os capítulos são pontuados com os diálogos preferidos de Fani, e sempre tem algo a ver com o momento que ela tá passando. E já no começo a Paula Pimenta me pegou de jeito: o primeiro trecho de filme, que fica como "introdução" do livro, é um de Moulin Rouge, logo no começo do filme. *_* E nada como começar um livro perfeito com um trecho de um filme perfeito! (Sim, Moulin Rouge é o meu filme favorito!). E por fim, terceiro, os sentimentos da Fani! O fim do livro é perfeito, o Leo é perfeito, o comportamento dos dois é perfeito, apesar de ser super adolescente (haha). (Não quero falar muito :x).

Enfim... a Paula Pimenta escreveu um livro perfeito, que vale super a pena ter na estante pra ler pelo menos três vezes por ano! E ver todos os filmes que a Fani tem e comenta, e prestar bastante atenção nas cenas que mostram os diálogos que tem em cada capítulo! *-* (Meu plano pras férias é esse: assistir todos os filmes e ver todos esses diálogos *o*). E aí, quando você se apaixonar por Fani, Leo e Gabi, tenha logo em mãos o 2º livro de FMF, pra ler logo a continuação!!! Domingo ou segunda eu posto a resenha do 2º livro aqui e posto também a mini entrevista que eu fiz com ela! :}

Ah!, a Paula tem twitter (@paulapim) (ela é uma fofa, gente *-*) e o livro tem um site oficial (Fazendo meu Filme), onde dá pra ver os filmes e as músicas e muitas informações sobre a série! (que, por acaso, vai ter o terceiro livro lançado em Outubro *____*!).

6 comentários:

Maddie disse...

AAAAAAAAAA quero muito ler .. muito mesmo
Top Wanted!
Caramba.. não vo ter vida depois que termina o tcc e até estar em dia com os livros que eu quero ler
hahahaha

adoro tuas resenhas mary x)

beijooo

Sheep.

Martina disse...

Quero muito ler. Adoro autores nacionais e esse parece ser tão legal.

Leitura Nossa disse...

Eu quero, eu quero...
Preciso comprar urgente esse livro... e a continuação!!

beijos,
Dé...

Fernanda Assis disse...

Até que enfim eu comprei o meu yupiiiiiiiiiii rsrsrs e autografado na Bienal, muito lindo com caneta rosa e tudo :)

E a Paula é uma fofa mesmo.

Agora so falta ler rsrsrs, ta na fila aiaiai

bjoos

Paula disse...

Adorei, Mari! Muito obrigada pela resenha fofa! Agora já estou curiosa pela resenha do livro 2!

Ah, recadinho pra Nanda que escreveu aí em cima.. Adorei te conhecer na bienal e não vejo a hora de saber se você também vai gostar de Fazendo meu filme! :)

Carol disse...

Eu estou com vontade de ler, mas ainda não tive oportunidade de comprar =/

Postar um comentário

Obrigada por participar do blog!

 
BlogBlogs.Com.Br