domingo, 30 de maio de 2010

Resenha: Fazendo meu Filme 2


Fazendo meu Filme 2 - Fani na terra da Rainha, da Paula Pimenta. Segundo livro da história de Fani, uma adolescente normal de Belo Horizonte que, nesse livro, viaja para a Inglaterra, pra passar um ano lá fazendo intercâmbio (sonho de consumo)! (Pra ler a resenha do primeiro livro, clique AQUI!) Nesse segundo livro a história da Fani é contada lá da Inglaterra. No fim do primeiro livro ela viaja (e outros acontecimentos ocorrem :x) e no final desse livro ela está no aeroporto, de volta ao Brasil. No meio dessas visitas ao aeroporto, Paula Pimenta nos leva junto a Fani à Inglaterra, com todos os medos, as ansiedades, as saudades e as surpresas de Fani. Se você já tentou passar um tempo longe da sua família e morreu de saudade, talvez consiga entender um pouco do que é passar um ano do outro lado do oceano, num país totalmente diferente do seu, com pessoas totalmente diferentes e totalmente desconhecidas, clima, comida, hábitos, cultura totalmente diferente. Infelizmente um ano não se conta com muitos detalhes em apenas um livro, mas a Paula Pimenta conseguiu passar no livro os melhores momentos (mesmo aqueles de saudade extrema)! Fani está empolgada, mas também está com medo, vacila um pouco, chora litros no começo, mas depois ela entende a oportunidade única na vida que está acontecendo com ela e flui, junto com o ano que se passa. Contar mais das aventuras dela é spoiler, mas ela passa a compreender o que é realmente importante pra ela, e volta ao Brasil uma pessoa melhor, mais madura. Mas antes disso tem algumas aventuras, algumas surpresas, algumas emoções totalmente novas, algumas tristezas pra ajudar o amadurecimento e, finalmente, as certezas. Esse segundo livro da Paula, assim como o primeiro, deixa você querendo mais e mais. Estou louca pro lançamento do terceiro livro das histórias de Fani, previsto pra Outubro! Já falei pra Paula que ela pode escrever sobre Fani até o fim dos tempos, que eu compro todos os livros *_*! O livro é fluido, escrito em primeira pessoa (e pelos e-mails que são recebidos pela Fani) e sempre com os capítulos começando com uma parte de algum filme! (Outra coisa que me ganhou assim que eu vi: o último capítulo do livro é uma parte de "Ps. Eu te Amo", outro filme favorito meu!)

Cinco estrelinhas bem dadas, coraçãozinho de favorito no skoob, lugar de atenção máxima na minha estante! Recomendo muitíssimo!

E como a Paula é uma fofa, ela me concedeu um pouquinho do tempo dela pra responder uma mini-entrevista! *-* Perguntas gerais, não perguntei muito sobre FMF porque na época (três semanas atrás) ainda não tinha lido FMF e não sabia bem o que perguntar sobre o livro! Mas adorei, deu pra conhecer um pouquinho sobre a Paula (que é uma simpatia! sou sua fã, Paula! *-*) Muito obrigada pela atenção pra responder e também pelo apoio no twitter *-*!


1. Seu primeiro livro publicado foi o de poemas chamado "Confissão", (certo?). Antes de você conseguir a publicação, você sentiu muita dificuldade para lançar o livro? Como foi esse primeiro encontro com o mundo editorial?
O primeiro livro foi relativamente fácil, pois foi publicado pela editora de uma pessoa que eu conhecia. Infelizmente, a dona de lá se mudou para o exterior, e com isso a editora está parada. Minha dificuldade maior foi mesmo com "Fazendo meu filme". Antes de conseguir a minha atual editora, levei o livro em outras duas. Na primeira eles queriam que eu pagasse pra publicar e na segunda me disseram que adolescentes não gostam de livros grossos (quer pessoa mais por fora da realidade?). Eu não desisti, e acabei conseguindo na terceira! Nela, também não queriam ler o meu livro inicialmente, mas eu acabei convencendo! E quando leram, adoraram! E publicaram (ainda que dois anos depois, pois a agenda da editora já estava bastante cheia)!

2. Atualmente, a grande maioria de aspirantes a escritores usam a internet como meio de publicação de seus textos. Antes de publicar o seu primeiro livro, você conseguiu alguma produção independente ou mesmo publicava em algum tipo de mídia os seus textos? O que você acha sobre essa oportunidade de publicar qualquer coisa a qualquer momento, por meio da internet?
Sim, eu escrevia para o site Crônica do Dia (patio.com.br/cronica). Eu era colunista fixa lá (ainda sou, mas agora ando totalmente sem tempo para escrever crônicas) e já tinha vários leitores, que sempre acompanhavam e comentavam os meus textos. Acho maravilhosa essa oportunidade que a internet nos dá de poder divulgar por nós mesmos o nosso trabalho. Com isso, temos a chance de mostrar a nossa produção sem depender de ninguém. Vários escritores, músicos e artistas em geral já apareceram por meio da divulgação boca a boca que a internet proporciona. Nesse aspecto, realmente vivemos em uma época privilegiada.

3. No seu site, há o livro "Apaixonada por Palavras", que ainda não tem data de publicação. O livro já está finalizado e você está esperando uma boa oportunidade para publicá-lo ou ainda está como um manuscrito não acabado? Você poderia falar um pouco sobre suas inspirações para fazer esse coletânia de crônicas e sobre o que você quer passar para o leitor com esse livro?
O "Apaixonada por Palavras" é exatamente uma coletânea das crônicas que eu escrevia para o Crônica do Dia (o site que citei acima). São mais de 100 crônicas e eu estou esperando uma época melhor para publicá-las, pois por enquanto estou muito focada na série "Fazendo meu filme", e me dedicando inteiramente a ela. Quando a série acabar, vou retomar esse projeto e também outros que eu tenho em mente. As crônicas são sobre o cotidiano, percepções que eu tenho ou tive sobre determinadas situações que todo mundo passa.

4. Você anunciou no seu twitter que já está pensando numa nova série depois de FMF. Isso quer dizer que FMF ainda tem uma nova continuação, ou você já está se dedicando a essa nova série? Você poderia falar algo sobre esse seu novo trabalho?
Vai ter continuação, sim! Eu estou escrevendo "Fazendo meu filme 3", ainda não sei se ele vai ser o último. Quando a série terminar, vou começar essa outra série, que vai ser nos mesmos moldes de "Fazendo meu filme" e para o mesmo público. Ainda não posso falar do que se trata, pois ainda estou amadurecendo a ideia. Mas acho que vocês vão gostar... :)

Mais informações: Twitter da Paula, Site oficial do livro (dá pra escutar as músicas dos cds da Fani e do Leo e ver os trechos dos filmes que estão no início de cada capítulo *_*!)

4 comentários:

nasuaestantee disse...

amei tua resenha, fiquei super curiosa! eu nao li o 2 ainda. a entrevista tb ficou suuper boa! mt fofa ela! to louca pra comprar o 2 logo
beijosss

Thayná disse...

Aiii, to com o livro dela aqui em casa, e DOIDAAAA pra ler! @_@
Tenho tantos livros pra ler que chego a estar até sem saber qual ler primeiro :S
Beijoo :*
Thayná, blog Bookaholic Girls.

D e s s a disse...

Aiii, eu to tipo, louca pra ler FMF 2. *-*
Adorei tua resenha, mesmo.
P.S eu te amo? *OOOO* adoro esse filme tambem.
eu chorei muito com o filme, com FMF 1, será que vou chorar com esse livro tambem? EHUIEHUIHEIUE
Yeah, eu sou emotiva demais. D:

bgs :*

Maddie disse...

AAAAAAAAAAAAA
quero ler :D
adoro a Inglaterra.

E parabéns para a Paula, mesmo não tendo lido nenhum dos livros tenho certeza que vou adorar!

Beijoo..

Sheep.

Postar um comentário

Obrigada por participar do blog!

 
BlogBlogs.Com.Br